Boas-vindas aos estudantes e solenidade de abertura marcam primeiro dia do V Se²pin

Teve início nesta segunda-feira (17), a V Edição do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin), maior evento acadêmico do IFPR. Até a próxima quinta (20), 350 estudantes, professores e técnicos-administrativos dos 25 campi estarão reunidos em Cascavel (PR), para participar do evento.

Esta é a primeira vez que o campus recebe o Se²pin. “Nos sentimos desafiados ao assumir o compromisso de organizar e sediar o V Se²pin e também honrados com a deferência feita pelos outros campi de confiar no Campus Cascavel. Esperamos que os estudantes e servidores aproveitem e saiam muito satisfeitos”, afirma o Diretor-Geral do Campus, professor Luiz Carlos Eckstein. O evento é sediado no Centro Cultural de Cascavel, com algumas das atividades realizadas nas instalações do campus.

Durante o dia, foram dadas as boas-vindas e realizado o credenciamento das 25 delegações de campi do IFPR. Às 19h30, teve início a abertura do evento. O Reitor Pro Tempore do IFPR, professor Odacir Antonio Zanatta, compôs a mesa de honra, ao lado do Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, professor Marcelo Estevam; do Pró-Reitor de Ensino, professor Sergio Garcia dos Mártires; do Diretor-Geral do Campus Cascavel, professor Luiz Carlos Eckstein; do Procurador-Geral junto ao IFPR, José Maurílio Pereira da Costa; e da representante dos estudantes do Campus Cascavel, Emily Sabrina Pimenta.

O Pró-Reitor Extensão, Pesquisa e Inovação destacou o caráter integrador do evento. “O Se²pin é a hora que todos que realizam ações de extensão, pesquisa, inovação e ensino têm condições de mostrar o seu trabalho. É o momento em que podemos avaliar tudo o que foi feito, o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Ele mostra o quanto a nossa instituição é gigantesca e o quanto ela é forte”, afirma Estevam.

O Reitor do IFPR destacou as etapas locais, que antecedem o Se²pin e nas quais são selecionados os trabalhos que figuram no evento. “É um prazer imenso estar aqui, especialmente porque percebemos, nas etapas locais, a batalha, o zelo que os professores, coordenadores e diretores de Ensino, Pesquisa e Extensão tiveram para fazer o evento”. Além disso, lembrou aos estudantes o quão especial é participar do Se²pin. “Este período que vocês vão ficar aqui não vai marcar apenas a vida de vocês, vai marcar a vida de muitas outras pessoas, estamos lidando com sonhos, esperança, cultura e arte e tudo isso é muito importante para nós. E não vamos abrir mão nisso”, garantiu.

Solenidade de abertura

Durante o pronunciamento, o Reitor do IFPR anunciou a criação de um Grupo de Trabalho que vai realizar estudos e discutir a possibilidade de oferecer aos estudantes a alimentação estudantil.

A abertura também foi marcada pela participação da estudante Emily Sabrina Pimenta, líder do movimento estudantil do Campus Cascavel, que apresentou as reivindicações dos estudantes.

Programação traz novidades em 2016

A programação conta com a apresentação de trabalhos no formato de pôster, oral e dos protótipos selecionados para a Feira de Inovação Tecnológica do IFPR (IFTech); há também oficinas, sessões temáticas, apresentações culturais, visitas técnicas e competição de robótica.

Nesta terça (18), os participantes do evento vão realizar visitas técnicas à Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec) e ao Centro Cultural de Cascavel. A programação do dia 19 inicia com a realização das oficinas e sessões temáticas, atividades propostas por servidores e estudantes dos campi do IFPR. À tarde, será realizada a apresentação de trabalhos no formato de pôster e também dos protótipos selecionados pelos campi nas edições locais da Feira de Inovação Tecnológica do IFPR (IFTech).

Na quinta-feira (20), último dia do evento, os participantes poderão acompanhar as apresentações orais de trabalhos apresentados como pôster no dia anterior. Às 10h30, tem início a competição de robótica, com as equipes selecionadas na II Fase da Olimpíada de Robótica do IFPR, realizada no Campus Irati, em julho. Um total de nove equipes concorrem em três categorias. Até a edição passada, o Se²pin dava espaço a uma mostra de robótica.

O evento se encerra na tarde de quinta-feira, com a premiação das melhores apresentações nas categorias pôster, IFTech e Competição de Robótica.

Assim como nas edições anteriores, a programação está recheada de apresentações culturais e artísticas. Neste ano, todos os espetáculos de música, dança e teatro que serão apresentados estarão expostos no formato de pôster, na quarta-feira (18) à tarde.