Visitas técnicas levam experiências regionais ao V Se²pin

Nesta terça-feira (18), a programação do V Se²pin seguiu com as visitas técnicas ao Centro Cultural de Cascavel e à Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec).

No Centro Cultural, os participantes puderam conhecer um pouco mais da história da cidade-sede desta edição, bem como passar por um jardim sensorial, onde os sentidos foram aguçados por meio de plantas, e uma exposição de quadros de artistas da região. Para o estudante Gabriel Gnatkowski, do terceiro ano do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio do Campus Irati, conhecer o desenvolvimento do município que sedia o V Se²pin foi o ponto alto das visitas técnicas do dia. “Achei muito interessante trazer um pouco da história da cidade para gente, tentar mostrar essa parte de cultura e também de como a cidade vai crescendo”, afirma o estudante.

Estudantes experimentam o Jardim Sensorial

Já na Fundetec, o foco foi a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico. A fundação, ligada à Prefeitura Municipal de Cascavel, busca promover pesquisas aplicadas nas áreas da inovação e da tecnologia, em busca de soluções para problemáticas locais e regionais. A instituição atua em quatro grandes frentes, que abarcam diversos projetos de ensino, extensão e pesquisa: a Escola Tecnológica Agropecuária (Agrotec); o Centro Incubador Tecnológico; Laboratório de Inovação; e os laboratórios de análises físico-químicas e microbiológicas, que atendem empresas e instituições da comunidade.

Estudantes experimentam o Jardim Sensorial

Pela primeira vez no Se²pin, o estudante Pedro Ivo Martins de Vasconcelos, do segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado do Ensino Médio, considera a socialização entre os estudantes durante as visitas técnicas como o diferencial da atividade. “As visitas estão sendo muito legais, pela integração que promove entre os estudantes e estão muito interessantes. Estar na Fundetec foi bem legal, bem divertido, já que a instituição estava preparada para nos receber, os palestrantes souberam nos passar as informações”. A visita também rendeu possíveis futuros contatos ao estudante. “Conheci um projeto que trabalha com o arduíno [linguagem de programação utilizada na robótica], que é o mesmo sistema que utilizo no meu projeto”, relata.

“Até o momento, as visitas estão sendo muito boas e o evento está sendo muito legal, porque temos novos conhecimentos a cada atividade, a cada momento”, afirma o estudante Otto Nelson da Silva de Oliveira, do segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Pinhais.

Amanhã (19), a programação segue com sessões temáticas, oficinas, apresentação de pôsteres e a mostra IFTech.

Boas-vindas aos estudantes e solenidade de abertura marcam primeiro dia do V Se²pin