Oficinas e sessões temáticas abrem programação do terceiro dia do V Se²pin

A programação do terceiro dia do V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação teve início com as oficinas e sessões temáticas. As atividades foram realizadas nas instalações do Campus Cascavel. Ao todo, foram 10 oficinas e quatro sessões temáticas, ministradas por estudantes e servidores dos campi do IFPR. As primeiras possuem um cunho prático enquanto as sessões temáticas visam promover um debate em torno dos assuntos retratados.

Uma delas foi a sessão temática “Sua escola é uma gaiola ou te dá asas? Apresentação do projeto Balaio Cultural – Cultura Para Todos”, ministrada por estudantes do Campus Jacarezinho. Segundo João Vitor de Souza, um dos palestrantes, a ideia da atividade– baseada em um projeto homônimo desenvolvido no campus – era abordar qual a visão dos estudantes sobre cultura e a importância dela aplicada ao meio acadêmico. Laura Salvador, do Campus Capanema, percebeu, depois da oficina, as diversas visões que a cultura pode ter: “entendi que não se deve ter apenar uma definição de cultura, mas sim uma criação a cada momento e a cada conhecimento que se adquiri”.

Sessão temática

Do Campus Paranaguá, o intérprete de Libras Eugênio da Silva Lima, acompanhado dos estudantes surdos Gabriel Machado, José Jhonathan de Lima, Daniel da Silva Júnior e Victor Matheus Kuck, trouxeram a sessão temática “Os alunos surdos no IFPR/Paranaguá: desafios e superações com apoio de materiais adaptados”. Na atividade, o grupo apresentou os materiais adaptados desenvolvidos para a aprendizagem dos conteúdos das disciplinas do Ensino Médio. “Os estudantes vieram até aqui e mostraram o quanto estão se esforçando, batalhando, para ter um futuro melhor nos cursos técnicos e no mercado de trabalho”, afirma Eugênio. A participação no Se²pin é a primeira viagem que os estudantes fazem sozinhos. “Estou muito feliz em participar do evento e curioso para conhecer a cidade”, afirmou o estudante Gabriel.

Sessão temática

A expertise da moda do Campus Goioerê estava representada pela oficina “Customização de Camisetas”, ministrada pela professora Juliana Biavatti, “vai ser um momento divertido no qual vamos poder liberar a criatividade, trabalhar a habilidade manual e criar”. A docente lembrou do primeiro processo seletivo do curso de moda do IFPR, que está acontecendo este ano. “O curso será técnico integrado ao ensino médio e abrangerá a indústria da moda desde o início até a venda final”, esclarece. As estudantes do Campus Palmas, Anayana Zago e Ameriele Cortes, não sabiam da novidade, mas saíram satisfeitas da oficina. Ameriele afirmou que gostou porque aprendeu várias técnicas para customizar roupas e aproveitar as que têm em casa.

Oficina

O V Se²pin, organizado pelo IFPR, está acontecendo em Cascavel (PR) de 17 a 20 de outubro.

Visitas técnicas levam experiências regionais ao Se²pin

Boas-vindas aos estudantes e solenidades de abertura marcam o primeiro dia do Se²pin

Fotos: Marina Persegani