Se²pin: uma semana dedicada à Ciência, Tecnologia, Ensino e Cultura no Oeste Paranaense

Entre os dias 17 e 20 de outubro, estudantes, professores e servidores técnico-administrativos participaram da quinta edição do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR (Se²pin). Este é o maior evento acadêmico e científico da instituição e reuniu cerca de 700 participantes, de todos os campi do IFPR, na cidade de Cascavel (PR).

A abertura oficial do evento ocorreu no dia 17 de outubro. O Reitor Pro Tempore do IFPR, professor Odacir Antonio Zanatta, o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, professor Marcelo Estevam, o Pró-Reitor de Ensino, professor Sergio Garcia dos Mártires, o Diretor-Geral do Campus Cascavel, professor Luiz Carlos Eckstein e o Procurador-Chefe junto ao IFPR, Dr. José Maurílio Pereira da Costa, participaram da solenidade de abertura do evento.

No primeiro dia da programação, os estudantes participaram de visitas técnicas à Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec) e ao Centro Cultural de Cascavel. As atividades de cunho acadêmico se concentraram no segundo e terceiro dias, com a realização de oficinas e sessões temáticas, apresentação de trabalhos na forma de pôster e de protótipos, esses últimos na Feira de Inovação Tecnológica do IFPR (IFTech), que integra a programação do Se²pin.

O último dia de evento, quinta-feira (20), foi marcado pela apresentação oral de 30 trabalhos expostos como pôster no dia anterior. Durante a manhã também foi realizada a Competição de Robótica. Integrando pela primeira vez a programação Se²pin, a competição reuniu nove equipes em três categorias.

“Não há hierarquia entre projetos de Ensino e Aprendizagem, de Extensão, de Pesquisa, de Inovação, de Robótica. Todos têm o mesmo valor e a mesma origem: a sala de aula”, reflete o Pró-Reitor de Ensino do IFPR. “As ações de ensino são o ponto de partida para que os estudantes possam problematizar as situações vividas dentro e fora do ambiente escolar, para que elas possam vir a ser um projeto de Extensão, Pesquisa ou Inovação”. De acordo com o docente, até mesmo a interdisciplinaridade, característica marcante dos projetos apresentados pelos estudantes na edição de 2016, nasce no decorrer das disciplinas dos cursos técnicos e superiores do IFPR: “É o professor que estimula isso”, garante o professor Sérgio.

O V Se²pin terminou na tarde de quinta-feira, com a premiação de 21 estudantes, em 22 categorias. “O Se²pin teve um crescimento fantástico tanto de forma quantitativa quanto de forma qualitativa. Nós tivemos avaliadores externos [dos trabalhos apresentados na mostra de pôsteres e IFTech] que ficaram encantados com os nossos estudantes, que estão começando agora, na faixa dos 14 aos 17 anos, e desenvolvem trabalhos tão brilhantes, que chegam até mesmo ao nível de um estudante universitário”, afirma a Diretora de Pesquisa da Proepi, professora Andrea dos Santos Rodrigues, que também ministrou a oficina “Como transformar sua ideia em um modelo de negócio”. “Das 14 oficinas e sessões temáticas, todas tiveram as vagas esgotadas, bem como as apresentações orais, que lotaram. Nós tivemos uma participação maciça dos alunos nesses eventos”, comemora.

V Se²pin

Apresentações culturais enriquecem programação do V Se²pin

Não foram apenas as atividades de cunho acadêmico ou científico presentes na programação do V Se²pin que tiveram destaque. As atividades culturais também ganharam espaço, fazendo um contraponto às visitas técnicas, oficinas, sessões temáticas, competição de Robótica e apresentações de trabalhos. Extravasaram, inclusive, o espaço do Auditório do Centro de Eventos de Cascavel, onde foi sediado o evento, sendo expostas na forma de pôster, uma das novidades desta edição.

Foram nove apresentações trazidas pelos campi do IFPR. Obras das Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Dança formaram um cardápio diversificado, com elementos que iam da cultura regional – como aqueles trazidos pelo espetáculo de dança “Pau de Fita”, do Campus Jaguariaíva – passando pela música popular brasileira e chegando até a música e dança internacional – como as apresentações do Grupo de Choro do Campus Cascavel ou da eletrizante Cabeças Voadoras, banda de rock do Campus Telêmaco Borba.

A pedagoga do Campus Curitiba, Marianna Angonese Frankiv, assistiu ao espetáculo de dança “Alegría: emoción flamenca”, do Campus Umuarama. “Achei muito interessante trazer novas culturas para os nossos estudantes. Eu já fiz parte de um grupo de folclore ucraniano, então eu vejo a importância de perpetuar essas diferentes culturas, que muitas vezes influenciam a cultura brasileira”, conta. “Os grupos estão de parabéns pelas apresentações e espero continuar a ver apresentações como esta nos próximos anos”.

Para a professora Ester Cristina Bach Schulz, regente do Coral do Campus Paranavaí, uma das atrações do encerramento do V Se²pin, a participação dos estudantes em atividades culturais permite o desenvolvimento humano. “Eu acredito na formação da pessoa como cidadã. No coral você tem momentos de dar e receber, de falar e recolher. No canto coral você partilha, compartilha, divide, ajuda e é ajudado”, reflete. As atividades do coro estão ligadas ao projeto de extensão “Música transformando vidas”, em atividade desde 2013. “Os ensaios iniciaram em março de 2016. O coro ensaia toda a semana, e é formado por estudantes e cantores da comunidade externa. Nossa proposta é trabalhar com um repertório eclético, que passa pela música popular, folclórica, erudita, entre outras”, explica.

Em breve serão disponibilizadas as fotografias do evento.